Como ganhar dinheiro com Linux (parte 20): Desenvolvedores e profissionais em software livre recebem até 40% mais

Muitos administradores me perguntam "onde é que está a vantagem em trabalhar com software livre?", "quanto é que se ganha com isso?", "se é gratuito, o que é que vou ganhar?" Desenvolvedores e sysadmins me perguntam: "mas se trabalhar de graça num projeto de código livre, qual é a vantagem, quanto vou receber?" Resposta baseada em pesquisa salarial: Quem trabalha com código aberto recebe até 40% mais.

O que até então se observava empíricamente, e também era analizado por outros estudos, como você pode ver nos artigos ligados mais abaixo, agora tem dados objetivos coletados nos EUA.
A empresa de consultoria de Nova York, Bluewolf, elaborou um relatório, de pesquisa salarial nos EUA, que também foi analizado em outra publicação, quantificando as diferenças salariais de profissionais que trabalham com código aberto e software livre:
Recebem até 40% mais em alguns cargos.
Claro que trabalhar em projetos de código livre não é nada fácil.
É um ambiente de hipercompetição, onde a melhor qualidade de trabalho (geralmente) vence.
Exige um esforço em educação continuada. Permanente auto-estudo. Estudar, estudar, estudar.
Mente aberta para experimentar e criar novas abordagens técnicas.
Hipercompetição técnica, hipervelocidade de evolução, hipernecessidade de estudo.
Como tudo fica aberto para exame na rede, incompetências saltam aos olhos.
E capacidade acaba sendo reconhecida também. É como um currículo e portfólio público.
Mesmo em certas situações onde não seja possível um salário maior, como no serviço público, o profissional de software livre acaba conquistando um espaço, condições, ambiente, status de trabalho diferenciado se, claro, mostrar competência e disposição para ensinar os outros, compartilhando o conhecimento (o que é quase sempre um choque cultural) de forma sensata e hábil.
Usualmente, um profissional de código livre não fica escondendo a sete chaves um conjunto de mandingas e feitiçarias (porque nem ele sabe como funcionaram) para resolver problemas, que poderiam ser "roubadas" por outro que as decorasse também.
O profissional em software livre acaba sendo reconhecido pela capacidade de produzir novas soluções e novos conhecimentos, e em forma coletiva, não apenas pelo que já produziu. Isso não pode ser roubado nem copiado. Pode ter competição. Outras correntes de trabalho recebem pelos segredos que controlam, e que podem ser "roubados" ou copiados, sendo então descartados. Isso leva a comportamentos até paranóicos e hostis, como você já deve ter observado.
Usualmente, o profissional em código livre cria novas soluções e divulga novas abordagens na solução de problemas, trabalhando em cooperação com outros e usando seu conhecimento como moeda de troca.
É MUITO importante que você leia todos os artigos ligados mais abaixo para compreender melhor o assunto e o contexto.
E se és administrador, gerente, presidente, ainda mais importante ler todos, pois só então poderás entender como reduzir os custos finais, aumentando os salários dos seus funcionários competentes, obtendo produtos e serviços melhores. Não é contradição. Verá como montar a equação do seu fluxo de caixa, como sempre esconderam de você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu