Veja um dos aspectos que torna o Projeto Debian vantajoso para você e ou sua empresa

O Projeto Debian é mais que uma distribuição de Linux. Conheça mais um aspecto que o torna especial e vantajoso para você.


Atento ao detalhe , você já nota que o Projeto Debian é mais que GNU / Linux.
É também GNU / Hurd, GNU / kFreeBSD, GNU / NetBSD e até um extra-oficial "Debian GNU / OpenSolaris", mais conhecido como Nexenta OS , que talvez venha a ser parte oficial do projeto algum dia.
Porém, mais que distribuições de programas, é um movimento social meritocrático em torno do software livre.
As decisões são abertas em quase sua totalidade.
O líder do Projeto é eleito para um mandato anual.
A campanha para a eleição do Líder do Projeto Debian (DPL) está aberta para 2007, e no dia 10 março houve um debate via IRC entre os candidatos, com perguntas enviadas pelos eleitores (Debian Developers oficiais habilitados) e sob coordenação de mediadores.
Este ano, há um candidato brasileiro, Gustavo Franco .
Não pode participar no mesmo momento do debate, por motivo de força maior, e apresentou-se no dia seguinte, respondendo às mesmas perguntas e outras.
O debate foi longo e MUITO interessante para o observador entender alguns dos problemas mais importantes (via perguntas) que afetam o Projeto Debian e algumas soluções propostas.
Leia os extensos arquivos das sessões IRC aqui .
A página oficial sobre a eleição para líder do Projeto Debian, com transcrição da sessão IRC principal (não inclui a do Gustavo Franco realizada no dia seguinte, listada no outro site pessoal já citado) está aqui . Mas você pode ver todas as plataformas de todos os candidatos.
Nesta outra página aqui , há um resumo, "melhores momentos" do debate. Lembre que um resumo inclui o que o editor acredita ser importante, e não necessariamente o que você pensa ser importante.
É um exemplo da meritocracia do Projeto Debian em ação. Pode não ser um sistema de governança utópico, mas ainda não inventaram algo mais eficaz para o fim proposto. Muitas vezes (na maioria das vezes) é mais lento que um sistema autocrático, mas as soluções finais são melhores.

Qual a vantagem para você e ou sua empresa?
É o tipo de "insider information" que você não encontra na "grande imprensa" , e muito menos que seja divulgada por outras empresas ou entidades produtoras de software.
É como poder acompanhar a reunião dos acionistas majoritários com direito a voto para a escolha do novo presidente ou CEO.
Por isso você tem de ler os arquivos dessas sessões de IRC citados.
As decisões importantes não são ocultas de você.
O futuro do controle não é um segredo / surpresa em que você é o último a saber.
E se você vier a se tornar um Desenvolvedor Debian oficial, poderá se habilitar para votações futuras.
Mesmo sem direito direto a voto, podes contatar outros Debian Developers e consolidar pontos de vista, por exemplo.
Você, sua empresa, suas informações, sua infraestrutura de informática não ficam à mercê de interesses que você não sabe quais sejam até que seja tarde demais.
O controle é seu.
A escolha é sua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu