Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu

Antonio Marcio Adiodato de Menezes e Fábio Pasini, DBAs na Superintendência de Desenvolvimento,SERPRO em Porto Alegre, enviaram tutorial de instalação do Oracle Client no Debian GNU/Linux e no Ubuntu.

Este documento foi elaborado pela equipe de DBA projetistas da SUPDE de Porto Alegre e visa, tão somente, facilitar a configuração do acesso a bancos de dados Oracle em máquinas Linux.
Nas estações de trabalho com linux (ubuntu), tem sido padronizado o uso da máquina virtual Windows (VmWare) para realizar conexões aos bancos de dados Oracle, ferramentas Oracle Forms/Reports e também execução de scripts SQL.
Apesar disso, há também uma forma mais otimizada e direta de realizar o acesso aos bancos de dados e realizar trabalhos com os mesmos.
Esta alternativa é obtida ao instalar os componentes de software básicos de cliente do Oracle diretamente no ambiente Linux. O resumo a seguir demonstra os passos necessários para a instalação deste cliente Oracle no Linux.
1.Instalar, com o utilitário Synaptic, o pacote "libaio1"
2. Ainda com o Synaptic, instalar se necessário o pacote "tofrodos".
Este pacote fornece o comando dos2unix que é útil para converter arquivos do formato DOS/Windows para o formato Unix. Isto pode ser útil ao converter os arquivos tnsnames.ora e sqlnet.ora para o formato texto do Unix.
3. Obter o arquivo linux_x86_11gR1_client.zip do site de downloads da Oracle.
Será necessário informar sua conta no site da Oracle, antes de realizar o download aqui.
4.Descompactar o arquivo linux_x86_11gR1_client.zip. Com a descompactação do arquivo, será criado um diretório client, que contém o executável instalador.
5.Entre no diretório client. Dentro deste diretório, há um arquivo runInstaller. Para este arquivo, redefina a propriedade para arquivo executável (linha de comando: chmod 770 runInstaller).
6.Depois disso, é necessário executá-lo com o seu usuário:
6.1.Pelo terminal como usuário "cpf", digitar
./runInstaller
6.2.Neste ponto, o instalador irá identificar se já existem outros produtos da Oracle instalados no computador. Clicar no botão "Next" ("Próximo")
6.3.Deixar as opções "caminho completo do inventário do diretório" e "Grupo do Sistema Operacional" conforme sugerido pela instalação.
7.Deverá ser modificado o campo ORACLE BASE para: /home/cpf/oracle
7.1.A localização do software ficará da seguinte forma:
Nome: OraClient11g_home1
Caminho: /home/cpf/oracle/product/11.1.0/client_1
8.Selecionar a opção “Administrador” no caso de desejar utilizar utilitários como "exp", "imp", "sqldr", "tnsping". Selecionar a opção “Runtime” se precisar das bibliotecas Oracle para desenvolvimento, ou apenas optar por “InstantClient” se deseja apenas conectar aos bancos via utilitário SqlPlus e ter a capacidade de executar comandos SQL por este utilitário.
9.O instalador irá pedir para executar dois comandos como usuário root. Para isto, será necessário abrir uma janela de terminal no linux e mudar para o usuário root:
9.1.
su serpro
(Será requisitada a senha do usuário serpro e o usuário corrente passará para serpro)
9.2.
sudo su
(O usuário corrente passará para root)
9.3.Depois, é copiar os dois comandos da janela do instalador do cliente Oracle para o terminal unix e executá-los, um após o outro.
10.Na opção "Enter the full pathname of the local bin directory: [/usr/local/bin]: " pode se deixar esta definição padrão.
11.Terminada a instalação dos pacotes, é preciso copiar os arquivos tnsnames.ora e sqlnet.ora para o diretório /home/cpf/oracle/product/11.1.0/client_1/network/admin
11.1.Caso estes arquivos tenham sido copiados de uma instalação Windows, é necessário executar, no diretório em que foram copiados os arquivos, os comandos:
dos2unix tnsnames.ora
dos2unix sqlnet.ora
12.Para facilitar o acesso em executar o utilitário sqlplus e demais utilitários, é preciso modificar o /etc/profile, adicionando as seguintes linhas ao final:
export ORACLE_HOME=/home/cpf/oracle/product/11.1.0/client_1
export ORACLE_OWNER=cpf
export TNS_ADMIN=$ORACLE_HOME/network/admin
export NLS_LANG="portuguese_brazil.we8iso8859p1"
export LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:$PATH:$ORACLE_HOME:$ORACLE_HOME/lib
export PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATH:$LD_LIBRARY_PATH
OBS.: cpf deverá ser seu CPF usado como usuário de logon da sua estação linux.
13.Para testar a instalação e configurações, basta fechar a sessão de usuário do linux e realizar o logon, novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN