Jogos e o Linux

Para ter mais sucesso no ambiente DOMÉSTICO, o Linux deve rodar jogos.
Veja como ter bons jogos funcionando.
Há quem não migrou o computador doméstico por causa de jogos que imaginam não haver para o Linux.

Originalmente de julho de 2005, este artigo foi atualizado em maio de 2015. Vários progressos ocorreram desde 2005. Avanços substanciais em emulação, mais portes de jogos comerciais, novos jogos de código aberto, queda de preços de hardware com capacidade de virtualização.

Usuário corporativo
Numa empresa geralmente jogos são até proibidos. Como só quem tem a senha de administração do sistema, ou ao menos da permissão de instalar pacotes novos, pode instalar jogos (para todos usuários da máquina) isso é bem mais fácil de controlar.
É bom que sua empresa estenda os serviços de suporte (mesmo que terceirizado) aos funcionários que migrem para Linux em casa, fora do horário de expediente. Auxilia na fluência de uso do Linux na empresa. No final das contas, lhe sairá mais barato do que superar resistências e carência de treinamento.
Seu departamento de informática (mesmo um terceirizado) poderia fazer "install fests" para os funcionários. É um custo inicial que logo lhe trará benefícios. Vale analisar a idéia. As prefeituras de Munique e Baharem (Alemanha) implantaram com bons resultados.

Usuário doméstico
Mas o usuário doméstico gosta de ter jogos à disposição.
E provavelmente os usuários do novo PC Conectado, ou PC para Todos, desejarão rodar alguns jogos.
Não subestime a importância do assunto.
Os jovens e iniciantes se entusiasmam bastante com jogos. E serão os futuros administradores de sistemas daqui a alguns anos.
Já existem ótimos jogos topo de linha rodando em Linux.
Também existem bons jogos até em licença GPL.
Basicamente, você deverá procurar versões que rodem nativamente em Linux, para ter o melhor desempenho.
Uma boa quantidade de jogos também pode rodar em um ambiente uindous* emulado especificamente para jogos (diferente de emulação geral).

Jogos rodando nativamente
Sempre a melhor opção é procurar jogos em versões para Linux. Assim haverá maior facilidade de instalação e melhor desempenho.
Alguns dos fabricantes topo de linha já despertaram para o mercado Linux.
Já foi constatado que em geral o jogador em plataforma Linux é mais fiel, joga mais tempo e tem uma predisposição em ajudar a depurar bugs e a melhorar o programa.

Comerciais (pagos, freeware, shareware)
Alguns fabricantes de jogos já possuem versões linux de seus jogos. Embora não divulguem muito. O Unreal Tournament 2003 e 2004 já tinham no próprio cd de instalação, mas nem dizia na caixa. Você encontra a escondida versão Linux se examinar os CDs.
O Racer é um jogo de automóveis bem interessante.
Doom 1,2,3 , Enemy Territory, Quake são jogos topo de linha com versões linux.
Os jogos on-line estão mais avançados nesse aspecto multi-plataforma. O Vendetta Online é um jogo que gostei demais e sempre teve versão linux desde o início.
Nos sites fontes de informações mais adiante, listo vários exemplos.

GPL
Alguns jogos GPL são muito legais. Gostei muito do TORCS, que evolui bastante a cada versão e arquivos de pistas e carros cada vez mais bem acabados.
O Flight Gear é um simulador de vôo PODEROSO, deixando de ser um jogo para servir de treinamento de pilotos.
O TuxRacer é um joguinho 3D simples (até meu filho de 4 anos joga), mas viciante. Depois de experimentar umas pistas velozes, você não quer parar.
VegaStrike é um jogo espacial que evolui rapidamente.
Há alguns derivativos de jogos que foram liberados em GPL. Tais derivativos acrescentam recursos visuais interessantes de iluminação e sombras. Vale a pena conhecer jDoom, jHeretic and jHexen, aqui. Também conheça os Tenebrae e Tenebrae2.
Nexuiz é um derivado GPL do engine Quake, com melhorias.
Planeshift é um MMORPG 3D que vale a pena conhecer e jogar online.

Jogos windows* rodando em ambiente emulado
Ambientes Comerciais
O melhor e mais fácil modo de conseguir rodar jogos windows* em GNU / Linux é adquirir uma licença do CrossOver Games.
O segundo melhor modo é fazer uma assinatura mensal do ambiente Cedega, da Transgaming.
Outra forma é instalar o windows* dentro do Linux. Você precisa ter o cd de instalação do windows*. Você pode conseguir isso com ambientes de emulação gratuitos como Qemu, ou comerciais como o Win4Lin ou mesmo VMWare.
Leia mais no artigo em destaque.

Ambientes GPL
Se você tiver sorte, pode conseguir configurar o ambiente emulador WineHQ para conseguir rodar seu jogo. Mas como ele é um emulador genérico, isso pode não ser fácil ou até possível sem as facilidades de configuração do Crossover Games ou as otimizações que o Cedega (também derivado do WineHQ) possui.

Fontes de informação
Este breve artigo de forma nenhuma esgota o assunto. Você tem várias fontes de consulta para explorar o mundo dos jogos em Linux e os emulados rodando em Linux.
Vários dos sites de notícias especializados abaixo têm listas de links para jogos rodando em Linux e dicas de como rodar alguns jogos uindous* no Linux.
Linux Strange Gamer.
Linux Games.
Happy Penguin.
Linux Gamers.
Icculus site DO principal desenvolvedor de jogos para linux. Esse programador já fez muitos portes de jogos e instaladores linux, congrega informações vitais. Esse é o cara bala em jogos.
Id Software, seção linux. Doom III, Enemy Territory, Quake III Arena, Return to Castle Wolfenstein. Baixe usando bit torrent. Vale lembrar que as versões anteriores de Doom e Quake também têm versões linux, que você obtém em outros sites.
Kurumin Games é um par de live CDs que rodam vários jogos sem precisar instalar nada no computador. Claro que o desempenho é menor, mas você pode experimentar sem alterar nada no seu computador, rodando direto do cd. Atenção para os drivers 3D para sua placa de vídeo.
Linux Games Go é outro live cd com uma seleção de jogos interessantes para experimentar sem precisar instalar nada no computador. Roda direto no cd. Atenção para os drivers 3D para sua placa de vídeo.
Vendetta On-Line. É um massive on-line role multiplayer game. Só de ler a história de fundo deste universo, que se passa no ano 4230, você já fica louco de vontade de jogar. Além do jogo ser MUITO legal, cativante pois você joga contra outros humanos e contra o sistema, se agrupa, debate táticas, etc, o engine tem um projeto inovador que dá um desempenho muito bom mesmo em placas de vídeo limitadas e linha discada. É uma porção de idéias bem boladas que faz o alicerce do engine. E o jogo é bom mesmo. Gostei muito.
Unreal Tournament tem meio escondidas as versões linux no cd vendido. Jogo comercial topo de linha bem conhecido.No site do Icculus você pode baixar as atualizações do jogo, sendo o executável principal vendido no cd da Epic Games.
Army Ops jogo gratuito criado pelo exército americano (!) verdade!. Você pode jogar on-line com outros. De forma semelhante ao Enemy Territory. Jogo muito bem planejado.
Transgaming vende o Cedega, que é um emulador uindous* derivado do gratuito Wine, mas exclusivamente focado em JOGOS. Você paga assinatura mensal e baixa quantas atualizações houverem e pode votar nos jogos a serem compatibilizados. Essencial ter assinatura desse serviço se você quiser rodar jogos uindous* no Linux. Quase toda distribuição linux tem Wine no cd ou repositório. O Cedega é comercial, focado em jogos e preço acessível.
Qemu máquina virtual dentro de seu computador. Você pode instalar um uindous* nessa máquina virtual, tendo o cd dele. Quase toda distribuição linux tem esse programa no cd ou repositório. Atenção para o fato de que ele emula o hardware de uma placa de vídeo simplória. Adequada para aplicativos comerciais, porém insuficiente para jogos com recursos 3D avançados. A vantagem de explorar os recursos de sua placa de vídeo real é ainda um diferencial do Wine e do Cedega.
VMWare evoluída máquina virtual comercial. Você instala o uindous nessa máquina virtual, como o Qemu. Tem versões demonstração. Atenção para o fato de que ele emula o hardware de uma placa de vídeo simplória. Adequada para aplicativos comerciais, porém insuficiente para jogos com recursos 3D avançados. A vantagem de explorar os recursos de sua placa de vídeo real é ainda um diferencial do Wine e do Cedega.
Win4Lin um interessante programa comercial que é um misto de emulador com máquina virtual. Você instala o cd do uindous* e fica integrado no Linux como o Wine faz. Já testei com alguns programas, mas não com jogos. Como exige cd do uindous* (e versões determinadas) fica a dúvida se usar o Wine com as bibliotecas de uma instalação uindous* noutra partição não daria quase o mesmo resultado. Mas o Win4Lin é um programa bem acabado para usuários uindous*. Atenção para o fato de que ele emula o hardware de uma placa de vídeo simplória. Adequada para aplicativos comerciais, porém insuficiente para jogos com recursos 3D avançados. A vantagem de explorar os recursos de sua placa de vídeo real é ainda um diferencial do Wine e do Cedega.
Linux Games Publishing loja que vende alguns títulos de jogos em linux e que também serve de distribuidor para criadores de jogos linux.
A tale in the desert é um um massive on-line role multiplayer game diferente, e com versão para linux. Não é um jogo violento. Nada de guerras ou tiroteios. Você estará inserido numa sociedade onde status é obtido por conhecimento e cultura. Criações científicas, artísticas, técnicas. Obras e máquinas que beneficiem a sociedade. Conflitos bem solucionados entre os participantes da comunidade. Essas características já o fazem um jogo bem diferente.
PlaneShift é um massive multiplayer on-line role player game com possibilidade de ser um habitante pacífico ou aventureiro. Além de GPL, pode ser jogado gratuitamente on-line. Você precisa ler a estória de fundo antes e, claro, as instruções, para poder desempenhar bem no jogo.
Nexuiz é um derivado GPL do Quake, com MUITAS melhorias. Atire em tudo. Antes de baixar as centenas de megabytes, é bom você baixar aqui um vídeo demo de uma partida para você ver se gosta. Detalhe da versão em janeiro 2006: para jogar, precisa mudar para o diretório do jogo e então chamar o executável apropriado. Caso contrário, não aparece imagem. Por exemplo:
cd ~/games/Nexuiz/
~/games/Nexuiz/nexuiz-linux-x86-sdl
O jogo possui várias configurações através dos comandos console e ou arquivos de configuração. Procure pela web por dicas. Similares ao Quake.
Por exemplo, se você tem problemas com o áudio truncado, fora de sincronismo, baixa qualidade, pode tentar iniciar o jogo com opções numéricas adequadas para sua placa de som. No caso de um chipset AC97:
cd ~/games/Nexuiz/
~/games/Nexuiz/nexuiz-linux-x86-sdl -sndspeed 48000 -sndstereo
O som fica truncado devido a incorreta deteção e conseqüente re-amostragem (resampling) feita por software pela cpu. Se você informa a correta taxa de amostragem, o engine envia o stream sem tentar detetar configurações.
Nexuiz 2.4 lançado em 29 fevereiro 2008: Versão bastante melhorada. No mesmo hardware e sistema operacional é possível obter muito ganho em frames por segundo e uma MUITO melhorada tecnologia antilag, que compensa quem tem conexões internet muito lentas. No meu hardware e Debian Etch, a versão SDL desempenhou bem melhor.
Para executar em Debian 4.0 Etch, é preciso ou recompilar os fontes ou baixar um zipfile com os binários recompilados em Debian Etch a partir desta mensagem do fórum de Nexuiz contendo este arquivo de 2MB. Confira o checksum no fórum já indicado.
Tal zipfile contém binários para servidores, para linuxglx e linuxsdl.
Você precisará renomear os arquivos originais no diretório Nexuiz de nexuiz-linux-686-sdl para nexuiz-linux-686-sdl.old , por exemplo, e depois copiar os novos binários para o local com o nome dos originais.
Ícone no desktop com lançador: dentro do arquivo Nexuiz/sources/enginesource20080229.zip , no diretório já expandido /darkplaces você encontrará o ícone nexuiz.xpm.
Copie-o para o diretório base do jogo, por exemplo.
No desktop crie um lançador de programa indicando o tal ícone e como linha de comando algo similar(depende de onde você instalou) a:
/home/andremachado/games/Nexuiz/nexuiz-linux-sdl.sh
E está feito.
Não tente habilitar os efeitos especiais "ultimate" se você não tiver uma máquina topo de linha, quad core, 2 GB ram e uma placa de vídeo topo de linha. Use as pré-configurações inferiores. Com uma nvidia 6200 256MB a "normal" funciona bem num Athlon XP com 512MB ram.
Nexuiz 2.5 lançado em 2 abril 2009:
Os ganhos de desempenho e recursos foram brutais. Notóriamente, os requisitos de largura de banda foram reduzidos à metade. Portanto, quem joga on-line em conexões lentas terá a impressão que duplicou a velocidade de reação. Melhoraram a antecipação de posição para conexões lentas também, tornando a jogabilidade muito melhor via internet.
Nesta página "Os pinguins também jogam " há uma boa lista e resumo de jogos comerciais, freeware e outros livres para Linux.
O site Tuxresources também possue uma muito boa seção de jogos para Linux (diversos tipos de licenças) para download.
Cube Engine é um jogo e engine tipo First Person Shooter (FPS) em GPL, com possibilidade de jogar sozinho ou on-line. É um jogo MUITO rápido, que surprende no time lag e no vídeo fps, pelo engine próprio.
Alien Adoption Agency é um jogo adulto, on-line, via browser, comercial, grátis por 30 dias.
Ambroid é um jogo on-line militar gratuito.
Battle of Phantasia , jogo on-line em Java, estilo Dungeons and Dragons, gratuito.
BZ Flag , é um jogo para linux também, multiplayer on-line de batalha de tanques de guerra. GPL e famoso, provável já ter nos repositórios de sua distribuição Linux. Recente versão 2.0 melhorou bastante os gráficos.
Cosmic Encounter On Line é um jogo baseado em flash, gratuito. O jogador deve criar personagens e relacionamentos (comerciais, amorosos, amizades) alienígenas entre muitas raças.
Cross Fire é um jogo MMORPG para linux. Open source.
Daimonin é um jogo MMORPG para linux, gratuito, estilo medieval.
Wyvern é um jogo MMORPG para Java linux, medieval.
Fate Lords é um jogo MMORPG para linux, via navegador.
Get Tiffani é um jogo MMORPG para windows mas com instruções para rodar em Linux usando Wine. Gratuito. Quem vai ficar com a Tiffani?
Graal On Line é um jogo MMORPG para linux, estilo medieval. Tem versão do site em português brasileiro. Clique na bandeirinha no site do jogo.
Habbo Hotel , é um jogo MMORPG via browser. Faça amigos no hotel.
Krabitt World , é um jogo MMORPG para linux.
Mais uma página com uma extensa lista de jogos para linux.
Merchant Empire é um jogo MMORPG via navegador internet. Gratuito, já on-line há mais de 5 anos.
Mais uma página com lista de jogos MMORPG para linux.
Planet Sppog , com vários jogos simples, principalmente de estratégia, como Tetris, on-line via navegador internet.
Netropolis , é um jogo MMORPG via browser. Fazer comércio e negócios (até com gangsters...).
On Line Boxing , jogo online Java via browser. Nocaute é o objetivo.
Outgun é um jogo online para linux.
Quadra é um jogo online para linux similar ao Tetris. Veja se já não está no repositório de sua distribuição linux.
Realm Wars é um jogo MMORPG que ainda está desenvolvendo a versão linux. Fique atento.
RoboStrike é uma coleção de jogos online multiplayer via browser com flash. Gratuito e com site em português também.
RuneScape é um jogo MMORPG java via browser, estilo medieval e gratuito. Interessante o que já se pode fazer graficamente com Java. Tutorial no próprio jogo, com instrutores virtuais. Boa idéia.
Space Federation Galactic Contest é um jogo MMORPG via browser, gratuito.
War of Conquest é um jogo MMORPG com versão java para Linux.
Ethernal Lands é um jogo MMORPG para linux, estilo medieval, gratuito.
Yohoho Pirates é um jogo MMORPG e também com "sub-jogos" estilo Tetris, comercial com free trial. Os gráficos são bem humorados.
Alien Arena 2006 é um jogo FPS que usa a agora GPL engine do Quake III com um mod alienígena. Pode-se jogar sozinho ou on-line numa lan ou via internet com servidores públicos também. Alguns usuários formam clãs e montam servidores privados na internet.
LanBR é um gerenciador de lan house e cyber cafe para Linux.
Clone X é um serviço de implantação de uma extensa adaptação personalizada de uma distribuição baseada em Debian GNU / Linux para implantação completa de uma lan house e cyber café.
X-Plane é um simulador de vôo bem completo, licença comercial. Fornecem pacotes adicionais, como 8 DVDs com cenários. Possibilitam ter um servidor de simulação separado do cliente de exibição. Há uma versão demonstração em que você baixa o instalador / atualizador e pode simular uma pista e um cenário apenas. O simulador é bem feito e existe uma versão aprovada pela FAA para treinamento de pilotos. Não encare como um jogo. É um simulador e não é "fácil" de jogar. Os botões do painel são funcionais, como no Flight Gear.
OpenCity é um simulador de cidades.
Nesta página aqui há dicas de como ter um servidor Counter Strike rodando em linux.
Savage 2 da S2 Games tem cliente linux lançado simultaneamente com outras versões. Licença comercial.
Head over Heels é um remake de um jogo clássico.
seção de jogos do Freshmeat lista centenas de jogos com variadas licenças (livres, comerciais, freeware, assinatura, etc).
X2 The Threat é um jogo comercial será lançado em maio 2006. Mas já tem um arquivo para demonstração para baixar no site. Os gráficos são excelentes, mas exige uma muito boa placa de vídeo e uma máquina bem equipada (cpu e ram) para poder habilitar todos em alta resolução. É um jogo RPG futurista, onde você pode ser um personagem pilotando sua nave espacial e desempenhar variados papéis. Não é on-line. Jogar a demonstração já é excelente. Deixa com vontade e esperando o lançamento oficial.
Neste blog do Aikman , há uma lista de jogos interessantes. Preste atenção também nas sugestões que há nos comentários.
Privateer Gemini Gold é um jogo de licença livre similar a Wing Commander, desenvolvidos por entusiastas daquele jogo.
Sauerbraten é um first person shooter game engine de licença ZLIB quase livre baseado no Cube. A ênfase do engine é numa grande facilidade para criar novos cenários dentro do próprio jogo. O projeto se intitula como Cube next generation. Realmente bem interessante. O jogo é gratuito para jogar, mas para redistribuir e modificar é preciso ler atentamente a licença.
Meat Fighter é um curioso jogo em Java. Licença GPL. Um jogo de lutas tipo Street Fighter. Só que você encarna uma salsicha lutanto contra cachorro quente, lingüiça, salsichão... No mínimo, boas risadas.
Red Orchestra é um mod para o Unreal Tournament 2004 for Linux.
Alien Swarm é outro mod para o Unreal Tournament 2004 for Linux. O mod é gpl e pode ser baixado daqui . Mas você precisa ter o jogo comercial Unreal Tournament 2004 for linux instalado e com os patches do Icculus.
Trigger é um jogo de corrida de carros. O autor original havia parado o desenvolvimento por ter sido contratado por uma empresa desenvolvedora de jogos e havia cláusulas contratuais. Mas agora o projetoentrou no sourceforge e está de novo ativo para mais colaboradores.
Second Life é um MMORPG diferente pois não é ambientado num universo alternativo, ou numa época diferente, ou num cenário mágico. É uma simulação do nosso mundo e nossa época mesmo. A versão Linux ainda está em estágio alpha em maio 2006. Mas já é possível jogar. Eventualmente o local de download mudará conforme a versão linux evolui até o lançamento oficial. Atenção que nas versões alpha é ainda necessário descompactar via linha de comando, senão vão faltar dois diretórios vazios onde ficarão os arquivos de configuração do jogador. Se você descompactar usando um programa gráfico, os diretórios vazios não serão recriados e ocorrerá um erro ao chamar o programa. Já foi avisado nos fóruns de testadores e provavelmente será melhorado esse comportamento nas próximas versões. O código fonte do lado cliente foi aberto em janeiro de 2007 e em março de 2008 alcançou estágio beta. Veja mais informações sobre o desenvolvimento aqui.
Esta página do guia do hardware tem mais algumas dicas e matérias sobre jogos no linux.
Transfusion é um jogo First Person Shooter baseado no engine do Quake 1. Bem sanguinolento.
Ultimate Stunts for linux é um jogo de corrida de carros com aparência legada, mas que tem manobras e acrobacias radicais. A página tem versão em português.
Lost Labyrinth é um jogo RPG, licença GPL, com alguns diferenciais, como duração curta, método de pontuação e evolução, e aparência similar ao Zelda.
Arkhart é um jogo RPG de licença ? mas gratuito. Não é massivo, embora possa ser jogado on-line com outros jogadores.
Egoboo é um jogo 3D tipo dungeons, de código aberto, (licença ?).
Balazar é um jogo 3D tipo RPG, licença GPL. O desenvolvimento foi pausado em favor de um novo jogoBalazar Brothers para linux que está com desenvolvimento bem ativo.
Dragon Hunt é outro jogo RPG para linux em licença GPL em desenvolvimento ativo.
Save the Sky é um jogo gratuito (licença ?) onde você tem de salvar a cor do céu contra as melancias alienígenas assassinas.
Dragon Island é um jogo RPG para linux licença freeware (não é GPL, mas é gratuito).
Iter Vehemens ad Necem IVAN, a violent road to Death, é um jogo RPG para linux.
MistLands é um ORPG para linux. Repare que é online rpg, mas não é massivo multiplayer.
Dark Metropolis é um jogo 3D para linux com desenvolvimento suspenso enquanto trabalham no MistLands.
The Mana World é um MMORPG 2D multiplataforma livre, inclusive linux.
Secret of Ultimate Legendary Fantasy: Unleashed ainda está em desenvolvimento. Se ficar interessado, inscreva-se no mailing list do desenvolvedor.
Jogo do Pitoco para linux é um jogo brasileiro que poderia ser classificado como infantil à primeira vista, mas a estória é sarcástica demais. Trash mesmo.
Exult para linux é um jogo RPG na linha do Ultima 7. Licença GPL.
Bang Howdy é um tipo de MMORPG, mais específicamente multiplayer online tactical strategy game . É ambientado no velho oeste e é mais próximo de um rpg por turnos. Bons, bonitos e curiosos gráficos. Precisa de java maior igual a 1.5. Licença comercial gratuita. Você pode jogar gratuitamente à vontade mas o código não é livre. Para ter armas e recursos poderosos no seu personagem, precisa comprar com dinheiro de verdade. Interessante modelo de negócios dessa software house.
Warsow é um FPS online de código livre GPL derivado do engine do Quake 2. Gráficos exóticos e movimentos diferenciados. Atenção que você precisa mudar para o diretório onde está o jogo para poder executá-lo e ler os arquivos de configuração corretamente. Senão vai abortar com mensagens de erro sobre shaders.
Drop Team é um MMORPG de batalha de tanques e veículos militares ambientado num futuro distante e espalhado por vários planetas da galáxia. Licença comercial. Verifique no site se ainda está aberto o teste público para demo online contra jogadores humanos. Bons gráficos e física de movimentos.
Frank's Corner é um site de um desenvolvedor do WineHQ que contém muitas dicas de configuração para você ter jogos e programas windows rodando no Linux.
UFO: Alien Invasion é um FPS de código livre, baseado no engine do Quake II liberado pela Id Software. Mas foi modificado para ser um jogo por turnos.
Tux Games é uma loja on line de jogos para linux.
Super Downloads já tem uma seção para jogos no linux.
GP2X é um dispositivo de mão (hand held) para jogar alguns jogos linux em qualquer lugar. Site oficial.
O site do Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense, GULBF , tem arquivos e dicas para jogos no linux.
Slam Socce r (Bolz Platz) 2006 é um jogo licença GPL de futebol 3D com gráficos como que histórias em quadrinhos.
Loki Installer for Linux Games é um site que possui instaladores para jogos linux e para jogos windows poderem rodar em ambiente Wine ou Cedega. Os instaladores fazem as configurações e tuning adequados a cada jogo.
TeamSpeak é uma dupla de programas, uma cliente e outra servidora, que viabiliza o voice chat para grupos de jogadores on-line. Disponível para Linux, Windows e Mac.
Reportagem sobre o jogo Cold War.
Reportagem sobre os 25 mais interessantes jogos em GNU / Linux para 2008, livres e os comerciais, MMORPG, FPS, infantis, estratégia, bem variados..
Quake 4 tem versão para GNU / Linux. Esse comprei e gastei tempo até chegar ao final. Excelente.
Quake Wars Enemy Territory tem versão para GNU / Linux. Infelizmente, minha máquina desktop não atende os requisitos mínimos para tal jogo "pesado".
Comunidade "Queremos jogos para Linux" no Orkut.
Site Games for Linux, que já contém uma extensa lista de jogos para Linux.
Gladiatus, um MMORPG onde você é um gladiador. Versão em português.
Lenda do Dragão, um ORPG clássico.
Um artigo (parte 1 e a parte 2) abordando 42 jogos gratuitos para GNU / Linux.
Penumbra, parte 1 Overture e parte 2 Black Plague, são dois jogos comerciais baratos (US$ 20 cada) mas bem interessantes para GNU / Linux. Baixe o demonstração e confira.
Danger from the Deep é um simulador código livre de submarino da época da II Guerra Mundial.
World of Padman é um first person shooter "cômico" em código livre com engine baseado no Quake III.
Excalibur Morgana's Revenge é um código livre diferenciado pois o jogador pode viajar no tempo, passado e futuro, para completar as missões.
Urban Terror é um jogo em código livre baseado na engine liberada do Quake III. Dois times, policiais e terroristas, se enfrentam em uma área urbana. Parece muito com o CS.
Yo Frankie é um novo jogo de ação e estratégia 3D de um esquilo muito irado, com engine Blender ou Crystal Space, de muito apelo visual.
World of Goo, premiado jogo para Nintendo Wii, já está disponível para GNU / Linux também.
Linux Gaming World é um site de informações e loja de jogos comerciais para GNU/Linux .
Tribal Trouble é um interessante e cativante jogo de estratégia 3D multiplataforma. Organize e comande tribos conquistadoras.
Tribal Trouble 2 On Line é uma nova versão do jogo de estratégia 3D multiplataforma, on-line em que você joga contra adversários humanos, que comandam tribos rivais.
Tribal Wars é um jogo online comercial de cadastro gratuito. Você constrói aldeias, gerencia recursos, e defende-se ou ataca outras aldeias.
XReal é um projeto de engine 3D open source para jogos. Também um inclui projeto de um First Person Shooter. Partindo do código do Quake 3 engine, agregaram modificações que agregaram desempenho e recursos de última geração, principalmente minimizando os gargalos de CPU e praticamente ficando limitado ao desempenho da GPU da placa de vídeo, que hoje é bem rápida em muitas funções gráficas.
Quake Live for Linux foi divulgado como entrando em beta para grupo fechado de clientes prévios (de Windows...) em 16 julho 2009. Está quase.
O curioso jogo de licença proprietária Quantz já tem um beta portado para Linux. Baixe o demo e teste você mesmo.
Heroes of Newerth é um mmorpg medieval de licença comercial, com pagamentos mensais que tem versão para GNU / Linux.
0 A.D. é um mmorpg ambientado no Império Romano do ano Zero, daí o nome. A licença é comercial e tem versão para GNU / Linux.
Spring Project tem um jogo futurístico de batalha. O site visa criar um novo game engine que servirá para outros jogos, e como demonstração criaram um jogo de ficção científica. Licença livre e tem versão para GNU / Linux.
Nesta página aqui há uma lista de 12 jogos comerciais bem interessantes que executam em GNU / Linux.
Humble Bundle é uma interessante iniciativa: de vez em quando, de surpresa, oferecem um pacote de jogos comerciais que executam em GNU/Linux e VOCÊ escolhe quanto quer pagar, e VOCÊ escolhe se vai doar uma parte para caridade e até qual proporção para cada jogo. Inscreva-se lá no site para ser avisado da próxima oferta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu