Mais vírus em sistemas militares: aviões caça da França impedidos de decolar

É preocupante a escalada de ataques de vírus de MS Windows em sistemas militares. Desta vez, aviões caça franceses ficaram no solo.

Você pode ver na notícia aqui que os militares da aviação da marinha francesa tiveram de usar telefone e fax para passar instruções e plano de vôo aos pilotos.
E se fosse durante uma crise militar?
Vírus de MS-Windows são um risco militar.
Visto que a Marinha Britânica usa agora MS-Windows em submarinos nucleares, será que a colisão entre dois submarinos nucleares durante exercícios entre as marinhas da França e Inglaterra estariam relacionados? Pura especulação, mas o passado condena.
Já em Houston , Texas, EUA, os tribuinais foram paralizados por ataques de vírus de Ms-Windows.
Dias de atrasos e milhões de dólares de despesas para recuperar os estragos viabilizados por sistema operacional mal concebido.
É tanta conivência da imprensa dita "especializada", e um fenômeno de massa de negação coletiva da realidade, que uma outra editora publicou interessantes artigos, aqui e aqui e aqui.
Há muito tempo aprendi que quando não se consegue enxergar explicação, "siga o dinheiro". O que ela também registrou no segundo artigo listado.
E então, em fevereiro 2009, depois desses fiascos viabilizados pelo MS-Windows, surge uma matéria como essa aqui. Muitas meias verdades para mascarar mentiras e manter os usuários MS-Windows na ilusão de que não existe alternativa e que GNU / Linux não é mais seguro.
Não existe sistema invulnerável.
Você mesmo pode fazer um malware de ambiente desktop GNU / Linux em 5 passos. Não esqueça de ler a segunda parte, com algumas propostas de soluções, nem os comentários da primeira parte. Depois, precisa convencer os usuários GNU / Linux a fazer duplo clique no arquivo do seu vírus. O vírus de desktop é possível devido à escolhas default de alguns ambientes desktop Linux, nem todos. Mesmo que os estragos sejam limitados por arquitetura (usuários sem privilégios de root) e configurações de muitas distribuições, ainda assim arquivos de um usuários podem ser danificados ou dados vazados.
Mas com GNU / Linux você tem escolhas. Você pode instalar sistemas mínimos e alterar configurações para ainda maior segurança, mesmo sacrificando um pouco da conveniência.
SEMPRE manter seu sistema atualizado usando os repositórios de sua distribuição GNU/Linux. E escolher distribuições que ofereçam suporte sério de segurança para TODO o conteúdo dos repositórios. Ao menos para os que você usa. Nem todas fazem isso porque é trabalhoso e oneroso. Informe-se.
O tempo de amarrar cachorro com linguiça ou de deixar todas as janelas abertas já acabou há muito tempo.
Com um pouco de informação, o usuário de GNU/Linux continua muito mais seguro que um usuário de sistemas Microsoft.
E mesmo sem informação, ainda fica mais seguro que usando MS-Windows, usando distribuições renomadas e seguras como Debian GNU/Linux.
Informação vai proteger seu dinheiro e seu negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu