Palestra Debian GNU/Linux kernel tuning para cargas extremas de I/O de disco e rede para SGBD e e-mail
Cargas de escritas síncronas aleatórias extremas de I/O de rede e discos, para arquivos pequenos e curtas requisições de rede em ambientes corporativos estão presentes em servidores de e-mail e banco de dados. Apresentaremos lições aprendidas de Debian GNU/Linux kernel tuning já implantadas em produção em escala governamental, sobre hardware e data storage servers classe high-end.
Ambientes corporativos em escala governamental ou enterprise utilizam servidores, rede, data storage servers conectados por fibra ótica que se comportam diferentemente de servidores menores e ainda mais quando submetidos a cargas extremas de I/O por servidores de e-mail e bancos de dados.
Tais serviços demandam escritas aleatórias síncronas de arquivos pequenos em grande volume e simultâneas, o pior cenário para toda cadeia de hardware e software.
Numa proporção escrita/leitura que pode chegar 95%. O que nunca é descrito em benchmarks publicados nem em revistas e muito menos por empresas.
Apresentaremos dicas de escolha de hardware que não estão em folhetos nem conversa de vendedor, e técnicas de análise, tuning e benchmark próprios para tal cenário.
Tais tunings já estão implantados em ambiente de produção sob cargas de escala governamental há mais de 1 ano com excelentes resultados.
Gravação e arquivo PDF disponíveis
A gravação do vídeo da palestra já está disponível aqui.
e o arquivo PDF da palestra está aqui.
Outras palestras sobre software livre gravadas estão disponíveis aqui.
Outras palestras sobre software livre gravadas estão disponíveis aqui.
Comentários
Postar um comentário