Palestra Debian GNU/Linux kernel tuning para cargas extremas de I/O de disco e rede para SGBD e e-mail

Cargas de escritas síncronas aleatórias extremas de I/O de rede e discos, para arquivos pequenos e curtas requisições de rede em ambientes corporativos estão presentes em servidores de e-mail e banco de dados. Apresentaremos lições aprendidas de Debian GNU/Linux kernel tuning já implantadas em produção em escala governamental, sobre hardware e data storage servers classe high-end.


Ambientes corporativos em escala governamental ou enterprise utilizam servidores, rede, data storage servers conectados por fibra ótica que se comportam diferentemente de servidores menores e ainda mais quando submetidos a cargas extremas de I/O por servidores de e-mail e bancos de dados.
Tais serviços demandam escritas aleatórias síncronas de arquivos pequenos em grande volume e simultâneas, o pior cenário para toda cadeia de hardware e software.
Numa proporção escrita/leitura que pode chegar 95%. O que nunca é descrito em benchmarks publicados nem em revistas e muito menos por empresas.
Apresentaremos dicas de escolha de hardware que não estão em folhetos nem conversa de vendedor, e técnicas de análise, tuning e benchmark próprios para tal cenário.
Tais tunings já estão implantados em ambiente de produção sob cargas de escala governamental há mais de 1 ano com excelentes resultados.

Gravação e arquivo PDF disponíveis
A gravação do vídeo da palestra já está disponível aqui.
e o arquivo PDF da palestra está aqui.
Outras palestras sobre software livre gravadas estão disponíveis aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu