Empresa de contabilidade migra para OpenOffice.org

A australiana HLB International está migrando para OpenOffice.org. Veja análise de caso.
A empresa com 150 funcionários está migrando em estágios para o uso do software livre OpenOffice.org, abandonando o programa legado MS Office* onde possível e o restringindo apenas aonde ainda seja custoso migrar.
Neste artigo aqui , você pode ver uma análise dicotômica do caso.
É que o autor implica que apenas quem não tenha sistemas legados MS* se beneficiaria do uso de OpenOffice.org, mas que os ganhos seriam muito bons.
Para as empresas com sistemas legados MS*, o custo de retreinamento de funcionários e a conversão de documentos seria sempre onerosa demais e seria melhor deixar como está.
Não é assim.
O correto é fazer um projeto piloto de análise de custos de migração.

Primeiramente, o retreinamento é MUITO curto.
A grande maioria de funcionários, após uma apresentação e exercícios de 1 a 2 horas, já consegue desempenhar suas tarefas usuais diárias.
O software livre OpenOffice.org é intencionalmente similar em interface e recursos a outros programas de automação de escritórios.
Isso reduz muito a curva de aprendizado. O retreinamento pode ser mais extenso para os usuários avançados.
Nem sempre ser similar a outro resulta em uma ótima usabilidade, mas é o preço a pagar para ter um baixo retreinamento e isso é uma decisão estratégica do projeto.

Segundo, com a nova versão 2.0 do OpenOffice.org, a conversão de documentos de outros formatos ficou muito mais aprimorada.
Raros documentos de formatação complexa, e as planilhas com macros, são um problema.
Portanto, você precisará ver quais departamentos usam planilhas com macros e documentos complexos para testar alguns exemplos e quantificar quantos deles são realmente utilizados.

Terceiro, você não precisa converter todos os milhares de documentos de seus arquivos para um novo formato numa vez só.
Converta à medida que for usando.
Converta aqueles que forem melhor ser convertidos, pois o OpenOffice.org pode salvar em formatos de outros programas também.

Quarto, se seus clientes e fornecedores ainda usam sistemas legados, você continuará podendo ler a vasta maioria deles.
E para enviar documentos de volta a eles, pode escolher salvar no formato que eles ainda usam.
Melhor: envie um arquivo PDF para eles, que é bem difícil de ser alterado e pode ser visto em praticamente todo tipo de computador. Até Palm.
Tenho observado que são muito poucas as situações em que o destinatário deve poder editar o documento recebido. Deseja apenas ver e ou imprimir.
Desde 1998, somente em duas oportunidades deparei-me com planilhas com macros que não podia ler corretamente e um documento texto de formatação MUITO complexa que distorceu demasiadamente para ser viável importar.
Nos outros, ou importava diretamente sem retoques ou bastavam alguns ajustes de alinhamento para ter a mesma aparência.
esmagadora maioria das pessoas usa editores de texto como máquinas de escrever de luxo, e não explora o potencial e recursos.
Desde o tempo do MS Word* para DOS* e do MS Win Word 2.0* só encontrei mais UMA pessoa que sabia criar um longo texto em modo tópicos.
E apenas um punhado sabe o que é editar com folha de estilos.
É muito provável que você precise manter 5 a 10% das máquinas, em média, com uma cópia de sistema legado. Em alguns departamentos, por dependência de muitos programas e arquivos essa proporção seja maior. Em outros pode até ser zero. Faça uma análise cuidadosa e inicie com um projeto piloto no que apresentar menor dependência e siga com projetos piloto até o departamento de maior dependência.
Portanto, é falaciosa a afirmação de que todo o documento é oneroso demais converter.

Quem controla seu fluxo de caixa?
Ao final, o autor ao menos relembra, embora sem a ênfase devida, que usando sistemas legados MS*, a empresa fica sujeita às determinações da MS* também quanto às despesas de informática.
É o fornecedor que determina como, quanto e quando o comprador terá a despesa.
Despesa porque na vasta maioria das situações, você não precisaria tanto assim daquela nova função ou recurso e ficaria contente em prosseguir com o seu sistema legado.
Mas a obsolescência programada torna incompatíveis as versões antigas de produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu