Superando a resistência a mudanças (parte 3)

Encontrei mais alguns interessantes artigos sobre como são e como superar as resistências a mudanças.

No artigo que encontrei aqui , o autor elabora sobre as peculiaridades das resistências a mudanças no setor de tecnologia da informação em governos e órgãos públicos. Interessante anotar e verificar o que seja aplicável em empresas privadas de perfil tão conservador quanto o governo (bancos, seguradoras, etc) e talvez tão sujeitas a "pressões" de controle externas.
Em outro artigo aqui , o autor elabora sobre resistências a mudanças de uma suíte de escritórios proprietária para uma livre como o OpenOffice e outros. Bem lembrado que, o OpenOffice, e outras suítes de automação de escritórios livres, são similares, mas não iguais.
Sempre planeje um treinamento adequado no seu processo de migração.
Suítes livres como o OpenOffice, em maio 2006, já atendem as necessidades de 90% dos usuários. Atenda a estes primeiro enquanto os recursos para os restantes 10% ainda estão sendo criados. Note que alguns usuários se agarram a algumas peculiaridades como combinações de teclas e posições de botões. Como as suítes livres são personalizáveis, esteja preparado para configurar de forma a aproximar ao máximo o comportamento dos programas.
Mas noutro artigo aqui , veja o relato do uso de Linux e software livre num asilo de idosos!
Se vovôs e vovós já conseguem usar, por que é que seus funcionários não vão conseguir?
E lembre que o software livre evolui MUITO rápido. A cada seis meses, a diferença global já é significativa.
Em outro artigo aqui , o autor analisa as barreiras que estão no caminho para atrair mais desenvolvedores de aplicações para plataformas livres, como o Linux.
Noutro artigo aqui , o autor apresenta alguns comportamentos e idéias sobre como superar barreiras no mercado desktop.
Um outro curioso artigo mostra o comportamento de usuários supostamente possuidores de conhecimento razoável em informática. Bem curioso.
Encontrei um outro excelente artigo de psicologia sobre o assunto. Como minimizar a resistência a mudanças . Contém muitas idéias valiosas para entender o problema.
Um outro excelente artigo de psicologia e administração revira completamente o conceito. Será que existe mesmo isso de resistência a mudanças? Como e onde surgiu esse conceito? Será que o problema não está mal formulado?
Não adianta procurar respostas para uma pergunta errada.
O artigo é realmente provocador e instigante. Dá muito o que pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu