Avaliação Apple Pencil com iPad Pro 10.5 para executivos e técnicos

Avaliação Apple Pencil com IPad Pro 10.5 para executivos e técnicos






- Objetivos

Nos artigos anteriores, de avaliação do Apple Ipad Pro 10.5 e de avaliação do Apple Smart Keyboard para Ipad Pro 10.5 vimos que este acessório é muito importante para maior valor no uso profissional do Ipad Pro, e já indicávamos que a Apple Pencil também seria.

Avaliaremos agora a adequação da Apple Pencil para uso por executivos e técnicos, não por artistas.

Vários sites e vídeos já avaliaram para uso por artistas profissionais.

Avaliaremos a usabilidade para escrever notas à mão livre a precisão de apontamento como alternativa a um mouse.
Avaliaremos o uso para desenhar diagramas, para desenhos básicos e rascunhos, e anotações em documentos.


- Critérios

Ajuste os pesos dos requisitos conforme seu cenário de uso.

- Precisão

- sensibilidade à pressão.

- Sensibilidade à inclinação.

- Baixa latência.

- Equilíbrio de peso e manuseio.

- Naturalidade na escrita.

- Concorrentes no Brasil.


- Apple Pencil.

- Wacom Bamboo Fineline 3.

- A Logitech Crayon NÃO É compatível com iPad Pro, apenas com ipad de 6a geração e acima.

 

 - Características


Fui até uma loja iPlace para testar durante 1h30 mim o uso da Apple Pencil no ipad Pro 10.5. Procure fazer o mesmo. Planeje o que irá testar.

- Precisão

A ponta da Apple Pencil tem aproximadamente 2 mm de diâmetro e arredondada. Aliado à tela laminada do iPad Pro 10.5, temos a impressão de escrever diretamente nos pixels.

- Sensibilidade à pressão.

Os aparelhos nas lojas têm apenas os aplicativos padrão da Apple e não é possível instalar outros. Então usamos o aplicativo de Notas de própria Apple e configuramos para lápis para alguns testes.

Assim pudemos constatar a grande fidelidade de reprodução dos traços à variação de pressão.

- Sensibilidade à inclinação.

Ainda configurado para lápis, com um traço mais largo, pudemos inclinar a Apple Pencil e constatar a boa reprodução dos traços.

- Baixa latência

Os 20 ms de latência são realmente bem baixas. Para a escrita à mão são quase imperceptíveis nos aplicativos que usam a API dedicada de alta desempenho para a Apple Pencil.

Isso realmente faz diferença na prática e falaremos depois.

- Equilíbrio

Manusear a Apple Pencil é bastante natural pelo equilíbrio na distribuição de peso.

- Peso e dimensões

Temos a sensação de uma caneta fina, longa e um pouco mais pesada. Como o equilíbrio é bom, facilmente nos acostumamos. A textura é lisa, e algumas pessoas enrolam fitas ou instalam acessórios de silicone para ter mais grip macio. Optei por uma capa de alumínio retrátil que abordarei noutro artigo. Que também evita que a Apple Pencil role sobre a mesa e caia no chão. Ela não é robusta para sobre viver e uma queda sem proteção.


- Pareamento

É muito fácil parear a Apple Pencil.
Basta conectá- la no iPad Pra como se fosse carregá-la, com muito cuidado para não quebrar o conector. Após uns 2 segundos um pop up avisa do pareamento concluído.


- Conclusão


Após um grande investimento no iPad Pro 10.5 256 GB Wi-fi, não faria muito sentido usar uma caneta de menor desempenho por um custo menor mas não tão significativo no total.

A API dedicada viabiliza baixa latência e excelente rejeição à palma da mão tocando na tela.
Estou usando desde o carnaval 2018 e isso faz muita diferença.

A escrita fica MUITO natural e os desenhos ficam fáceis.

A simulação de lápis e pincéis é muito boa. Você terá de se adaptar à dureza e baixo atrito do vidro com a ponta plástica.

Uma alternativa é usar um protetor de tela. Protege contra riscos até por sujeira que pode aderir na ponta plástica ou por outros meios. Mantenha a tela e a ponta da caneta SEMPRE limpos ao desenhar ou escrever. Já houve caso de sujeira na ponta da Apple Pencil arranhando a tela. Isso não tem garantia.

Existem películas foscas, e uma imita a textura do papel muito bem. Mas todas foscas sacrificam um pouco a espetacular definição e reprodução de cores do iPad Pro. Optei por uma lisa Nano-shield que tem textura macia, e boa qualidade ótica. Tratarei noutro artigo.

Escrever com a Apple Pencil, especialmente em aplicativos que usam a API dedicada de baixa latência como Nebo e NoteShelf 2, ou o próprio aplicativo nativo de Notas da Apple, tem sido uma experiência MUITO natural. Contribui a taxa de atualização de tela de 120 HZ. Gasta mais bateria mas é ótimo.
Você esquece que está usando dispositivos de tecnologia porque te ajudam em vez de atrapalhar.

O tamanho da tela do iPad Pro 10.5 é como uma folha de papel e ajuda nessa impressão.

Alguns aplicativos de produtividade como Apple iPages e Microsoft Word para iOS e office 365 para ios já suportam anotações à mão sobre os documentos ou até edições e desenhos. O Evernote  e seu Penultimate também funcionam bem com Apple Pencil, mas prefiro usar a combinação NoteShelf 2 sincronizando com Evernote.

Desenhar com a Apple Pencil é muito simples. Mas como não sou artista, recomenda assistir a vídeos da minha playlist no Youtube (continua sendo atualizada com novos vídeos). Para diagramas e plantas é vital.

Alguns aplicativos ficam MUITO mais fáceis de usar com o apontador de precisão, como Lumafusion (edição Profissional de vídeos) e Affinity Photo (edição Profissional de imagens). Minha experiência pessoal com estes aplicativos mostrou que a Apple Pencil faz MUITA diferença na satisfação pessoal.

Gosto muito de escrever à mão textos criativos e artigos, pois o processo de criação e redação é diferente da digitação no Smart Keyboard.

Recentemente inseri no processo de criação a etapa inicial de mapas mentais com o Mind Node 5. Mas isso será o outro artigo.

Não esqueça de assistir à minha play list iPad no youtube, que continua sendo atualizada com novos vídeos. Se inscreva nela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu