Avaliação capa Otterbox Symmetry Series Clear Case para Apple iPad Pro 10.5

Procuramos uma capa de proteção adequada ao Apple iPad Pro 10.5, pois descobrimos que uma queda quase certamente trincaria a tela.
Isso significaria perda total na prática pois não é coberto por garantia e o custo de reposição é mais da metade do preço de um novo Apple iPad Pro.

A tela laminada forma uma peça única de vidro externo com o display LCD. O Apple iPad Pro 10.5 é bem fino e leve e uma capa não deveria alterar demais isso.
Também procuramos capas adequadas para usar o Apple Smart Keyboard e Apple Pencil. Ainda procuramos capas bonitas e duráveis.

Com esses objetivos podemos listar os critérios.




Critérios:

Ajuste os pesos dos requisitos conforme seu cenário de uso.

Alternativas no Brasil


Características

Um dos concorrentes é bem diferente mas com características tão interessantes que vale a pena comentar. A Lifeproof nuud Water-proof anti-reflex é uma capa de proteção integral à prova de água e incorpora um protetor de tela anti-reflexo.

Infelizmente a torna incompatível com Apple Smart Keyboard e temos sérias dúvidas quanto à compatibilidade da Apple Pencil com esse protetor de tela integrado.
Fato é que não tem onde acomodar a Apple Pencil.
Ser incompatível com o Apple Smart Keyboard a desclassifica para meu uso. Mas avalie se o caso de ser a prova dágua é algo importante ao seu uso. Especificada para suportar 2 metros de profundidade durante 1 hora.
Atenção ao peso e às dimensões dela. É a mais pesada e volumosa de todas. Mas pode ser o que você precisa.

A segunda capa para iPad Pro 10.5 desclassificada é a Poetic Lumos Clear Case. Ela não protege contra quedas, apenas pequenos arranhões.
É leve, incolor, compatível com Apple Smart Keyboard, pouco adiciona às dimensões do Apple iPad Pro 10.5 e tem local para acomodar a Apple Pencil.
Mas o critério adotado mais importante é a proteção contra quedas e isso a desclassifica.

A terceira desclassificada é STM Dux Plus. Apesar de proteger contra quedas e outros critérios, não é compatível com Apple Smart Keyboard embora tenha local para a Apple Pencil.
Mas já vem com tampa tipo Smart Cover.

As três alternativas restantes cumprem os principais requisitos. São de fabricantes renomados pela qualidade, acabamento, robustez, resistência, durabilidade.
As três resistem aos testes militares de queda.
Infelizmente esse requisito as tornam mais pesadas e espessas que as capas de silicone simples.
Usam materiais como policarbonato e TPU com resistência mecânica à abrasão e com absorção de choques.
Todas quase duplicam a espessura do Apple iPad Pro 10.5 e adicionam quase 1 cm à largura e comprimento, pelo menos.
Todas adicionam pelo menos entre 100g a 350g ao peso do conjunto para transporte.

Então foram pequenas diferenças que definiram a escolha.

A STM Dux shell é a maior e mais pesada.
Possui local para Apple Pencil, mas não poderia utilizar com a Ztylus Slim Apple Pencil Case. A maior dimensão dificultaria encontrar pasta externa também. Mas é um critério de menor importância no contexto.
Ela tem bordas pretas, que reforçam a sua impressão do maior peso.

A Tech 21 Impact Clear cumpre os principais requisitos e é toda incolor.
É um pouco menor e mais leve que a STM Dux shell mas também não poderia usar a Ztylus Slim Apple Pencil Case no seu local para acomodar a Apple Pencil.
Ainda dificultaria encontrar uma pasta externa adequada para proteção adicional.

Então chegamos a Otterbox Symmetry Series Clear Case, que tem a peculiaridade de ter uma lateral desmontável, para o caso de alguém não usar o Apple Smart Keyboard.
Para acomodar a Apple Pencil, adotaram uma alça elástica, de estética duvidosa mas extremamente prática para segurar, não proteger, uma Apple Pencil e que funciona mesmo usando uma Ztylus Slim Apple Pencil Case, que por sua vez adiciona vários milímetros ao diâmetro da Apple Pencil.
Essa alça elástica muito pouco altera as dimensões da capa e torna mais fácil encontrar uma pasta externa de transporte. Confira as fotos a seguir sobre isso.


Unboxing da capa Otterbox Symmetry Series Clear Case enviada pela loja Apple



Bom pacote de proteção para transporte.

Plástico adicional no transporte para proteção.



Não, não é embalagem daquela capinha simples.....


Lateral desmontável para quem não vai usar Apple Smart Keyboard.

Plena compatibilidade com Apple Smart Keyboard.





As medidas, com a alça para segurar Apple Pencil, são reduzidas o suficiente para viabilizar uma pasta externa de transporte para proteção adicional (outro artigo), principalmente ao Apple Smart Keyboard.




Conclusão

Ótimo padrão de acabamento e precisão em policarbonato e TPU adequado a Apple.
Incolor, não altera a cor do iPad Pro.
Bem robusta, protege bem o Apple iPad Pro. A Otterbox informa no site deles que resiste a 24 quedas de 1 metro em variadas direções, conforme testes padrões militares.
Funciona muito bem com Apple Smart Keyboard e com a Apple Pencil. O Apple Smart Keyboard fecha bem encaixado e apaga e desperta o Apple iPad Pro como deveria ser uma Smart Cover. Mas devido espessura, o magnetismo da parte traseira do Apple iPad Pro não segura a capa atrás quando aberta e dobrada para trás.
Aumenta largura e comprimento em aproximadamente 1cm, mas quase dobra a espessura do Apple iPad Pro para fornecer tal proteção contra choques.
Não atrapalha a câmera.
As aberturas são bastante precisas e muito bem acabadas.
Mas a Apple Pencil encaixa com certa dificuldades para cargas emergenciais, apesar de ser uma posição perigosa para quebrar o conector da Apple Pencil até sem capa nenhuma. Muito melhor carregá-la usando o adaptador para carregador para reduzir riscos de quebras.
As dimensões no mínimo necessário para proteger contra quedas de 1 metro, e com a peculiar alça elástica para Apple Pencil que quase não altera dimensões, viabilizam maior facilidade para encontrar uma pasta externa de proteção adicional principalmente ao Apple Smart Keyboard, que abordarei noutro artigo.

Utilizo desde o carnaval de 2018 e tem se mostrado impecável. O único teste que não fiz pessoalmente foi o de queda com aparelho montado. Prefiro assumir como um tipo de seguro.

Preços no Brasil

As boas capas para Apple iPad Pro 10.5 são caras até mesmo nos EUA, como você pode conferir nos sites dos fabricantes. Mas se você considerá-las como um seguro contra quedas, valem o investimento.
A maioria das capas está disponível no Brasil através do site da Apple Brasil para pagamento parcelado em reais.
Algumas como a da Otterbox e a da Lifeproof são difíceis de encontrar fora da loja da Apple.
O Apple iPad Pro 10.5 é um produto de baixo volume de vendas e nem mesmo a loja iPlace possuía capas para vender sequer on-line e muito menos nas lojas físicas. Mas isso pode mudar até você ler este artigo. Confira lá diretamente.
Alternativamente, é possível adquiri-las diretamente de alguns fabricantes, ou através do Ebay ou da Amazon.
Mas você precisa levar em conta os custos de fretes e impostos e da cotação do dólar no momento do débito da fatura do cartão de crédito. Nem é na data de fechamento, pois eventuais diferenças para a data de débito serão compensadas na fatura seguinte. Faça as contas e decida onde comprar.
Ou então vá pessoalmente numa loja nos EUA para adquirir para trazer numa viagem.

Otterbox Symmetry Series Clear Case na loja da Apple Brasil.
STM Dux Plus na loja da Apple Brasil.
Lifeproof nuud waterproof anti-reflex na loja da Apple Brasil.
STM Dux Shell Case na loja da Apple Brasil.
Tech 21 Impact Clear Case na loja da Apple Brasil (fora de estoque para iPad Pro 10.5 em junho 2018. Confira na data de sua busca.).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Cyrus IMAP aggregator (murder) 2.3.16 sobre Debian GNU Linux 5.x Lenny

How to configure multipath for high availability and performance on Debian and CentOS for storage at IBM DS8300 SAN

Como instalar Oracle Client no Debian e Ubuntu